Na semana passada aconteceu algo inusitado com um amigo do meu pai.

Ele veio me dizer que o WhatsApp dele tinha sido “sequestrado” e agora não conseguia mais acessar as conversas, nem ter acesso a nada.

Eu achei isso muito estranho, mas quando fui pesquisar a respeito para ajudá-lo, descobri que existe até uma operação da Polícia Federal para desarticular o grupo de bandidos que estão fazendo isso.

Os bandidos têm acesso ao sistema das operadoras e transferem o número para um chip que eles têm acesso e aí, é só ativar o WhatsApp no telefone que eles têm em mãos.

Agora estão “livres” para agir como se fossem o dono da linha e tirar vantagens disso, pedindo até para as pessoas mais próximas depositarem dinheiro em determinada conta bancária.

Mas tem como evitar que isso aconteça com você.

O WhatsApp tem um recurso de segurança chamado “Verificação em Duas Etapas”.

Para ativarmos o WhatsApp em um aparelho, lembra o que acontece? Você recebe uma mensagem de texto com um código de 06 dígitos e depois é só digitar esse código no WhatsApp que você começará a usar.

Se os bandidos clonaram o seu número, eles conseguem receber essa mensagem e clonar o seu WhatsApp.

É aí que entra a “Verificação em Duas Etapas”. Ou seja, além desse código que será enviado por mensagem de texto, você ou quem quer que seja terá que digitar o código que você vai criar agora, como uma segunda etapa para a sua segurança.

OBSERVAÇÃO 01: Esse código não será solicitado sempre que você for abrir o WhatsApp, mas apenas de tempos em tempos e sempre quando você trocar de aparelho, para evitar justamente que essas fraudes aconteçam.

Vamos então ativar a “Verificação em Duas Etapas”.

Abra o WhatsApp > toque em Ajustes, que fica na parte inferior direita da tela > Conta > Verificação em Duas Etapas e ative.

Feito isso, será solicitado um código de 06 dígitos. Coloque um código que você lembre com facilidade.

OBSERVAÇÃO 02: Evite colocar o código da verificação em duas etapas como “123456”, “654321” ou números repetidos, “000000”.

Depois de definir o código, você vai informar o seu e-mail, para o caso de você querer desativar a Verificação em Duas Etapas algum dia ou, principalmente, para recuperar esse código se você esquecer.

Pronto! Código definido e e-mail informado, a sua “Verificação em Duas Etapas” está ativada e não precisa se preocupar porque o seu WhatsApp não será de hipótese alguma clonado, sequestrado ou o que seja.

Compartilhe essa dica com todos os seus amigos e familiares, inclusive aqueles que não têm iPhone, para que eles possam ativar e evitar que situações nada agradáveis possam acontecer.

Por hoje é só e até a próxima!

Deixe uma resposta

92 comentários

  1. Marília, você é maravilhosa. É dessas pessoas que se preocupam com as demais.Que Dus te abençoe e te dê felicidades.Obrigada

  2. Olá, gosto muito das suas orientações o que nos proporciona a utilização mais ampla do celular, eu tive esse problema, eles tem uma habilidade que foi complicado no início, sou advogada e a sorte que meus clientes já conhecem a forma que falo e que não solicitaria dinheiro como foi feito, tive que esperar oito dias, pois eles fizeram esse procedimento e são tão abusados que criou a verificação e colocaram senha e e-mail deles, o pessoal da WhatsApp deram as coordenadas e após esse período consegui recuperar e manter a minha linha, mas é assustador, ainda bem que temos pessoas como você que de uma forma clara e carismática faz com que nos sentimos mais seguros com nossos equipamentos, obrigada Deus continue lhe abençoando😘😘🙏🏻🙏🏻💃🏻💃🏼

  3. Obrigado, já fiz o procedimento indicado, pois essa semana aconteceu comigo, meu WhatsApp sumiu. Comuniquei o suporte do WhatsApp e já retornou com nova atualização.

  4. Muito bom, parabéns à você por sempre nos ajudar a compreender melhor está poderosa ferramenta que temos em nossas mãos e obrigado!!!👏👏

  5. Muito importante essa dica Marília! Soube de três pessoas que tiveram esse problema. Muito obrigada. Como sempre ajudando a todos.
    😘💚💙

  6. Gosto demais de suas dicas. Tenho 58 anos e os filhos não ensinam quando agente pergunta alguma coisa, eles fazem na velocidade de um raio é pronto, nos idosos ficamos na mesma

  7. Obrigada mais uma vez.
    Você me ajudou muito, isso aconteceu com um parente e nâo sabíamos o que fazer.
    Que Deus a ilumine sempre.
    Elizabeth

  8. Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.

  9. Oi,sou encantada com suas dicas!!!
    Principalmente quando vc manda uma super novidade !!
    Coloco no grupo familia, e adoro quando os sabichoes escrevem ,
    Onde vc aprendeu isso!!
    Que dica boa?
    Se ta que ta em sogrinha!!!!
    Que coisa melhor que receber isso dos genros??
    bjsss obrigada!!!

  10. Parabéns Marília! Que Deus continue lhe iluminando e abençoando nessa sua caminhada, onde você transmite seus conhecimentos com uma dedicação e competência fantásticas…sempre ajudando à todos com humildade e o desejo do bem ao próximo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.