O que é e para que serve o Não Perturbe
O Não Perturbe é um recurso capaz de silenciar todas as notificações recebidas no iPhone.
Ou seja, todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações recebidas durante o período em que o Não Perturbe estiver ativado, o iPhone:
- Não vai tocar;
- Não vai vibrar;
- Não vai acender a tela.
Porém, quando você pegar o iPhone, todas as notificações aparecerão para te mostrar o que aconteceu enquanto o Não Perturbe estava ativado.
O símbolo que identifica o Não Perturbe
O Não Perturbe é identificado pelo símbolo da meia lua.
Quais situações que devo usar o Não Perturbe
As situações para utilizar o Não Perturbe vão depender das atividades do seu dia a dia, mas para ajudar, vou colocar aqui abaixo alguns exemplos:
- Academia;
- Audiência;
- Casamento;
- Cinema;
- Consulta ou exame médico;
- Jantar romântico;
- Reunião etc.
Para todas essas situações acima, você pode ativar o Não Perturbe de forma manual, como conversaremos no tópico a seguir.
Já para a situação clássica que é a de dormir, você pode agendar os horários ideais para o Não Perturbe ser ativado e desativado.
Como ativar manualmente o Não Perturbe
O Não Perturbe pode ser ativado manualmente de 05 (cinco) formas.
1. Ajustes > Não Perturbe
Pegue o seu iPhone e vá em Ajustes > Não Perturbe e ative.
2. Central de Controle (toque curto)
Acione a Central de Controle e toque no símbolo do Não Perturbe, a meia lua.
OBSERVAÇÃO 01: Para acionar a Central de Controle no iPhone 8 ou modelos anteriores, deslize o dedo da parte inferior da tela, para cima.
OBSERVAÇÃO 02: Para acionar a Central de Controle no iPhone X ou modelos mais recentes, deslize o dedo da parte superior direita da tela, para baixo.
3. Central de Controle (toque longo)
Ainda falando em Central de Controle, ao invés de tocar e soltar rapidamente o símbolo do Não Perturbe, você pode tocar e segurar para visualizar algumas opções de forma rápida.
OBSERVAÇÃO 03: Esse recurso do toque longo somente funcionará no iPhone 6s ou modelos mais recentes.
4. Siri
O Não Perturbe também pode ser ativado por comando de voz. Basta acionar a SIRI e dizer: Ativar Não Perturbe.
OBSERVAÇÃO 04: Se a Siri do seu iPhone estiver desativada, vá em Ajustes > Siri e Busca e siga com os passos para ativar.
OBSERVAÇÃO 05: A Siri somente funcionará se o iPhone estiver com alguma conexão de internet, seja 3G, 4G ou Wi-Fi.
5. Apple Watch
O Não Perturbe também pode ser acionado pelo Apple Watch e para isso, ou você dar o comando pela Siri do Apple Watch, ou então pela Central de Controle.
Para acionar a Central de Controle no Apple Watch, deslize o dedo da parte inferior da tela, para cima.
OBSERVAÇÃO 06: Sempre que você ativar o Não Perturbe manualmente, lembre de desativar quando não for mais necessário. Para desativar o Não Perturbe é só fazer o mesmo caminho utilizado para ativar.
Como agendar o Não Perturbe para ativar automaticamente
O uso clássico do Não Perturbe é para o momento em que você for dormir.
Não precisa desligar o seu iPhone ou colocar no Modo Avião (no final eu vou explicar a diferença do Não Perturbe para o Modo Avião).
Basta agendar o Não Perturbe e para isso, faça o seguinte:
Vá em Ajustes > Não Perturbe > ative a opção Agendado > escolha o horário que você costuma ir dormir e ative também a opção Escurecer Tela Bloqueada.
Três configurações que você deve saber
1. Ajustes > Não Perturbe > Silenciar
Quando o Não Perturbe estiver ativado, você precisa decidir qual opção escolher na parte Silenciar.
A opção Sempre, que é a que eu utilizo, significa que mesmo que o seu iPhone esteja desbloqueado, ele silenciará todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações.
Essa situação é muito útil para os momentos em que estamos assistindo a um vídeo no Netflix ou no YouTube, por exemplo, e não queremos que as notificações de novas mensagens no WhatsApp apareçam na parte superior da tela a todo instante.
Já a opção Se o iPhone Estiver Bloqueado, significa que, mesmo com o Não Perturbe ativado, se o seu iPhone for desbloqueado e alguém te ligar, ele irá tocar, assim como mostrar todas as demais notificações.
Imagine a seguinte cena:
Você é um advogado e está em audiência, com o Não Perturbe ativado, óbvio. Aí você desbloqueia o iPhone para consultar algo e de repente alguém te liga.
O que vai acontecer?
O iPhone vai tocar e você vai passar uma bela de uma vergonha.
Dei o exemplo acima com a situação de um advogado, mas pode ser aplicável em qualquer outra situação do nosso dia a dia.
Por isso, recomendo que marque a opção Sempre.
2. Ajustes > Não Perturbe > Telefone
O recurso Permitir Ligações é muito útil para quem quer receber todas as ligações dos contatos favoritos, que é a opção que você vai deixar ativada.
É óbvio que se você não quiser receber ligação de ninguém quando o Não Perturbe estiver ativado, basta selecionar a opção Ninguém. O oposto serve para a opção Todos.
3. Ajustes > Não Perturbe > Ligações Repetidas
Você que é um pai ou uma mãe coruja e não sossega enquanto o filho não chega em casa, ative a opção Ligações Repetidas, sabe por quê?
Se qualquer pessoa te ligar por duas vezes seguidas em menos de três minutos, o seu iPhone vai tocar, mesmo que esteja com Não Perturbe ativado.
Dúvidas frequentes:
Diferença entre Modo Avião e Não Perturbe
O Não Perturbe silencia todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações para o seu iPhone não tocar, vibrar, nem acender a tela.
Quando você voltar a usar o iPhone, todas as notificações aparecerão, para te mostrar o que aconteceu enquanto o Não Perturbe esteve ativado.
Já o Modo Avião corta todo sinal do seu iPhone, fazendo com que você também não receba nenhuma notificação.
Porém, ninguém vai conseguir te ligar, se alguém te mandar mensagem ou e-mail, não vai chegar e quando o Modo Avião for desativado, tudo carregará de uma só vez.
Lembre-se que existem os dois recursos do Não Perturbe (Permitir Ligações e o Ligações Repetidas) que podem fazer com que o seu iPhone toque em alguma urgência.
No Modo Avião não existe isso. Digamos que o Modo Avião “ou é 8 ou é 80”.
Diferença entre o Modo Silencioso e o Não Perturbe
Com o Modo Silencioso ativado, o iPhone vai acender a tela quando receber qualquer ligação/notificação e ainda pode vibrar, caso você deixe configurado.
Já com o Não Perturbe ativado, nada disso vai acontecer.
Todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações serão silenciadas para o seu iPhone não tocar, vibrar, nem acender a tela.
Lembre-se que existem os dois recursos do Não Perturbe (Permitir Ligações e o Ligações Repetidas) que podem fazer com que o seu iPhone toque em alguma urgência.
O alarme / despertador toca com o Não Perturbe ativado?
Sim! Mesmo que o seu iPhone esteja com o Não Perturbe ativado, o alarme vai tocar. Inclusive, no Modo Silencioso o alarme também toca.
O alarme só não vai tocar se o iPhone estiver desligado.
Existe Não Perturbe para o WhatsApp?
Não! Pelo menos por enquanto, não existe um Não Perturbe específico para o WhatsApp.