Como configurar e ativar o Não Perturbe no iPhone

Publicado em 26/02/2020 18:47.

O que é e para que serve o Não Perturbe

O Não Perturbe é um recurso capaz de silenciar todas as notificações recebidas no iPhone.

Ou seja, todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações recebidas durante o período em que o Não Perturbe estiver ativado, o iPhone:

  • Não vai tocar;
  • Não vai vibrar;
  • Não vai acender a tela.

Porém, quando você pegar o iPhone, todas as notificações aparecerão para te mostrar o que aconteceu enquanto o Não Perturbe estava ativado.

O símbolo que identifica o Não Perturbe

O Não Perturbe é identificado pelo símbolo da meia lua. 

Quais situações que devo usar o Não Perturbe

As situações para utilizar o Não Perturbe vão depender das atividades do seu dia a dia, mas para ajudar, vou colocar aqui abaixo alguns exemplos:

  • Academia;
  • Audiência;
  • Casamento;
  • Cinema;
  • Consulta ou exame médico;
  • Jantar romântico;
  • Reunião etc.

Para todas essas situações acima, você pode ativar o Não Perturbe de forma manual, como conversaremos no tópico a seguir.

Já para a situação clássica que é a de dormir, você pode agendar os horários ideais para o Não Perturbe ser ativado e desativado.

Como ativar manualmente o Não Perturbe

O Não Perturbe pode ser ativado manualmente de 05 (cinco) formas.

1. Ajustes > Não Perturbe

Pegue o seu iPhone e vá em Ajustes > Não Perturbe e ative.

2. Central de Controle (toque curto)

Acione a Central de Controle e toque no símbolo do Não Perturbe, a meia lua.

OBSERVAÇÃO 01: Para acionar a Central de Controle no iPhone 8 ou modelos anteriores, deslize o dedo da parte inferior da tela, para cima.

OBSERVAÇÃO 02: Para acionar a Central de Controle no iPhone X ou modelos mais recentes, deslize o dedo da parte superior direita da tela, para baixo.

3. Central de Controle (toque longo)

Ainda falando em Central de Controle, ao invés de tocar e soltar rapidamente o símbolo do Não Perturbe, você pode tocar e segurar para visualizar algumas opções de forma rápida.

OBSERVAÇÃO 03: Esse recurso do toque longo somente funcionará no iPhone 6s ou modelos mais recentes.

4. Siri

O Não Perturbe também pode ser ativado por comando de voz. Basta acionar a SIRI e dizer: Ativar Não Perturbe. 

OBSERVAÇÃO 04: Se a Siri do seu iPhone estiver desativada, vá em Ajustes > Siri e Busca e siga com os passos para ativar.

OBSERVAÇÃO 05: A Siri somente funcionará se o iPhone estiver com alguma conexão de internet, seja 3G, 4G ou Wi-Fi.

5. Apple Watch

O Não Perturbe também pode ser acionado pelo Apple Watch e para isso, ou você dar o comando pela Siri do Apple Watch, ou então pela Central de Controle.

Para acionar a Central de Controle no Apple Watch, deslize o dedo da parte inferior da tela, para cima.

OBSERVAÇÃO 06: Sempre que você ativar o Não Perturbe manualmente, lembre de desativar quando não for mais necessário. Para desativar o Não Perturbe é só fazer o mesmo caminho utilizado para ativar.

Como agendar o Não Perturbe para ativar automaticamente

O uso clássico do Não Perturbe é para o momento em que você for dormir. 

Não precisa desligar o seu iPhone ou colocar no Modo Avião (no final eu vou explicar a diferença do Não Perturbe para o Modo Avião). 

Basta agendar o Não Perturbe e para isso, faça o seguinte:

Vá em Ajustes > Não Perturbe > ative a opção Agendado > escolha o horário que você costuma ir dormir e ative também a opção Escurecer Tela Bloqueada.


Três configurações que você deve saber

1. Ajustes > Não Perturbe > Silenciar

Quando o Não Perturbe estiver ativado, você precisa decidir qual opção escolher na parte Silenciar.

A opção Sempre, que é a que eu utilizo, significa que mesmo que o seu iPhone esteja desbloqueado, ele silenciará todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações.

Essa situação é muito útil para os momentos em que estamos assistindo a um vídeo no Netflix ou no YouTube, por exemplo, e não queremos que as notificações de novas mensagens no WhatsApp apareçam na parte superior da tela a todo instante.

Já a opção Se o iPhone Estiver Bloqueado, significa que, mesmo com o Não Perturbe ativado, se o seu iPhone for desbloqueado e alguém te ligar, ele irá tocar, assim como mostrar todas as demais notificações.

Imagine a seguinte cena: 

Você é um advogado e está em audiência, com o Não Perturbe ativado, óbvio. Aí você desbloqueia o iPhone para consultar algo e de repente alguém te liga.

O que vai acontecer? 

O iPhone vai tocar e você vai passar uma bela de uma vergonha.

Dei o exemplo acima com a situação de um advogado, mas pode ser aplicável em qualquer outra situação do nosso dia a dia. 

Por isso, recomendo que marque a opção Sempre.

2. Ajustes > Não Perturbe > Telefone

O recurso Permitir Ligações é muito útil para quem quer receber todas as ligações dos contatos favoritos, que é a opção que você vai deixar ativada.

É óbvio que se você não quiser receber ligação de ninguém quando o Não Perturbe estiver ativado, basta selecionar a opção Ninguém. O oposto serve para a opção Todos.

3. Ajustes > Não Perturbe > Ligações Repetidas

Você que é um pai ou uma mãe coruja e não sossega enquanto o filho não chega em casa, ative a opção Ligações Repetidas, sabe por quê?

Se qualquer pessoa te ligar por duas vezes seguidas em menos de três minutos, o seu iPhone vai tocar, mesmo que esteja com Não Perturbe ativado.


Dúvidas frequentes:

Diferença entre Modo Avião e Não Perturbe

O Não Perturbe silencia todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações para o seu iPhone não tocar, vibrar, nem acender a tela.

Quando você voltar a usar o iPhone, todas as notificações aparecerão, para te mostrar o que aconteceu enquanto o Não Perturbe esteve ativado. 

Já o Modo Avião corta todo sinal do seu iPhone, fazendo com que você também não receba nenhuma notificação. 

Porém, ninguém vai conseguir te ligar, se alguém te mandar mensagem ou e-mail, não vai chegar e quando o Modo Avião for desativado, tudo carregará de uma só vez.

Lembre-se que existem os dois recursos do Não Perturbe (Permitir Ligações e o Ligações Repetidas) que podem fazer com que o seu iPhone toque em alguma urgência. 

No Modo Avião não existe isso. Digamos que o Modo Avião “ou é 8 ou é 80”.

Diferença entre o Modo Silencioso e o Não Perturbe

Com o Modo Silencioso ativado, o iPhone vai acender a tela quando receber qualquer ligação/notificação e ainda pode vibrar, caso você deixe configurado.

Já com o Não Perturbe ativado, nada disso vai acontecer.

Todas as ligações, mensagens, e-mails e demais notificações serão silenciadas para o seu iPhone não tocar, vibrar, nem acender a tela.

Lembre-se que existem os dois recursos do Não Perturbe (Permitir Ligações e o Ligações Repetidas) que podem fazer com que o seu iPhone toque em alguma urgência. 

O alarme / despertador toca com o Não Perturbe ativado?

Sim! Mesmo que o seu iPhone esteja com o Não Perturbe ativado, o alarme vai tocar. Inclusive, no Modo Silencioso o alarme também toca.

O alarme só não vai tocar se o iPhone estiver desligado.

Existe Não Perturbe para o WhatsApp?

Não! Pelo menos por enquanto, não existe um Não Perturbe específico para o WhatsApp.