Como Usar A Siri Desde O Básico

Publicado em 20/02/2021 23:48.

Como usar a Siri

“Como usar a Siri” é uma dúvida que recebo com certa frequência e, sempre que publico alguma dica com comandos de voz que gosto, percebi que algumas pessoas não sabem sequer como aciona a Siri.

Então vamos resolver hoje mesmo esse problema!

A Siri vai te trazer mais agilidade no uso do iPhone, do iPad e de alguns outros aparelhos da Apple, a exemplo do Macbook e do Apple TV, mas quem é essa tal de “Siri”?

A Siri é a Assistente Virtual que está presente nos aparelhos da Apple.

Ela é capaz de fazer tudo o que você mandar, como criar um compromisso no calendário, fazer uma contagem regressiva, saber a distância de uma cidade para outra, qual a capital de um determinado país, a cotação do dólar e assim por diante.

Viu só como a Siri pode ser extremamente útil? Vamos então começar, desde o zero até alguns dos comandos de voz que eu considero mais úteis para se utilizar.

Ajustes > Siri e Busca

Vamos ativar a Siri ou verificar se a sua já está ativada.

Vá em Ajustes > Siri e Busca > ative a opção “Pressionar Botão Lateral para Siri”, se o seu iPhone tiver Face ID, ou a opção “Pressionar Início para Siri”, se o seu iPhone tiver Touch ID.

Ajuste de como usar a Siri com o botão lateral.

OBSERVAÇÃO 01: Quando falo de iPhone com Face ID, me refiro a todos os modelos do iPhone X em diante.

OBSERVAÇÃO 02: Quando falo de iPhone com Touch ID, me refiro a todos os modelos do iPhone 8 para trás.

Com a Siri ativada, agora é só apertar o botão lateral ou o botão de início e dar o comando de voz que deseja.

E o que é esse “E Aí Siri”?

O que você acabou de fazer no tópico anterior foi o ajuste para usar a Siri apertando um botão, seja o botão lateral nos modelos de iPhone com Face ID, seja o botão de início nos modelos de iPhone com Touch ID.

Mas é possível usar a Siri também sem precisar pressionar o botão, bastando falar “E aí Siri” e o comando que deseja logo em seguida.

Porém, para isso ser possível, você tem que ativar a opção “Ativar ao Ouvir E aí Siri”, na tela Ajustes > Siri e Busca.

Ajuste de como usar a Siri por comando de voz.

OBSERVAÇÃO 03: O comando “E aí Siri” funciona 100% nos modelos de iPhone 6s ou mais recentes. Porém, para esse comando de voz funcionar nos modelos mais antigos, o iPhone precisará estar ligado no carregador.

OBSERVAÇÃO 04: Até o presente momento, a Siri funciona apenas quando o iPhone estiver com conexão de internet (seja o 3G/4G, seja Wi-Fi).

Marília, me dê alguns exemplos de como usar a Siri

Agora que eu já mostrei como usar a Siri através do botão e através do “E aí Siri”, vou colocar aqui abaixo, 13 dos comandos que considero mais importantes.

Acione a Siri e experimente falar:

Ligue para Eduardo Dantas no viva-voz;

Ligue para 9009-9999;

Me lembre de tomar Vitamina C amanhã, às 09h da manhã;

Me acorde amanhã às 07h da manhã;

Contagem regressiva de 35 minutos;

Me mostre a contagem regressiva;

Divida 375 por 4;

13% de 482;

Converta 300 milhas em quilômetros;

Qual a cotação do dólar;

Enviar um WhatsApp para Eduardo Dantas, e aí vamos gravar hoje;

Marcar uma reunião para a próxima terça-feira, às 09h da manhã;

Quantos dias faltam para o Natal.

OBSERVAÇÃO 05: Os nomes de pessoas, números de telefone e as tarefas para lembrar foram meros exemplos para ter uma ideia do que é possível fazer. Utilize esses modelos para adequar para cada situação do seu dia a dia.

Conheça outros comandos para usar a Siri

É claro que existem muitos outros comandos da Siri além dos que eu mencionei aqui acima. É bem fácil de descobrir.

Acione a Siri, diga “Ajuda” e toque na opção que vai aparecer na parte superior da tela.

Mais alguns exemplos de comandos da Siri.

O iPhone como seu Assistente Pessoal

Você acabou de conhecer um pouco da Siri e uma parte do que o seu iPhone é capaz de fazer, mas talvez já saiba que ele pode ser a sua máquina fotográfica, o seu computador, o seu scanner, a sua carteira, o seu tradutor, o seu GPS etc.

Você tem um super aparelho na palma da mão, mas muito provavelmente usa apenas para o básico, como fazer e receber ligações, navegar na internet e nas redes sociais, acessar e-mails, assistir a alguns vídeos e ouvir música.

Só que ele pode fazer muito mais do que isso.

Tenha certeza de que o iPhone é o novo computador e eu vou te provar isso!

Se você quiser conhecer muito mais do aparelho que tem e fazer valer o preço pago por ele, eu super recomendo que conheça as apostilas “EntendendoiPhone Plus”.

Todo mês uma nova apostila é enviada para todos os assinantes, com assuntos exclusivos como: Matéria do mês, Aplicativo do mês, Acessório do mês, Música do mês e Você no EntendendoiPhone, com as dúvidas mais frequentes.

Aqui estão algumas das edições que já foram publicadas, sobre como espelhar o iPhone na TV, sobre foto e vídeo, WhatsApp e sobre o Notas.

Ao assinar as apostilas EntendendoiPhone Plus, você terá acesso imediato à edição desse mês e também a toda coletânea de 2019 e 2020.

Para saber de mais informações e até fazer a sua assinatura, é só tocar AQUI.