Saiba como usar o modo NÃO PERTURBE

Publicado em 20/08/2017 08:00.

O modo Não Perturbe é uma funcionalidade que já existe há bastante tempo, só que ainda é pouco utilizada, porque as pessoas não sabem as diferenças do Não Perturbe para o Modo Silencioso.

Então hoje você vai aprender as diferenças do Não Perturbe para o Modo Silencioso, além de saber como ativar e desativar esse excelente recurso.

Vamos lá!

Quando a gente ativa o Modo Silencioso, o iPhone deixa de emitir qualquer som, porém, a tela continua acendendo e apagando, caso você receba uma ligação, mensagem, e-mail ou qualquer outro tipo de notificação, além do iPhone vibrar também.

Já o modo Não Perturbe, ao ser ativado, elimina todas as notificações que o seu iPhone possa receber, ou seja, além de cortar o som, a tela não vai mais ficar acendendo e apagando quando você receber uma ligação, por exemplo. Dessa forma, além de poupar a bateria do seu iPhone, você não correrá ao risco de incomodar as pessoas que estejam ao seu redor, como costuma acontecer com o Modo Silencioso.

Ah, e um detalhe muito importante: Não se preocupe porque o seu iPhone salvará todas as notificações que você receber enquanto o modo Não Perturbe estiver ativado, para lhe mostrar assim que você pegar o seu iPhone. Você não perderá o aviso de nenhuma ligação, mensagem, e-mail ou qualquer outra notificação.

Vamos agora a dois exemplos em que o Modo Silencioso pode não ser útil.

Imagine que você esteja em uma reunião e deixou o seu iPhone em cima da mesa e, apesar de estar no Modo Silencioso, ele começa a vibrar ao receber uma ligação, fazendo barulho na sala e tirando toda atenção das pessoas.

Outro exemplo pode acontecer enquanto você estiver no cinema. Imagine receber uma ligação enquanto está assistindo a um filme e a tela do seu iPhone começar a acender e apagar no escurinho do cinema, chamando a atenção e incomodando todas as pessoas que estiverem ao seu redor.

Tudo isso pode ser evitado com o modo Não Perturbe e agora você vai aprender como ativar e desativar esse recurso.

Pegue o seu iPhone e vá em AJUSTES > NÃO PERTURBE. Essa é a tela em que você poderá fazer todas as configurações.

Caso você queira ativar o Não Perturbe manualmente, para os momentos em que citei acima, basta você ativar a opção MANUAL. Se você optar por essa ativação manual, lembre-se de desativar depois, da mesma forma que você costuma fazer com o Modo Silencioso. Quando você ativa, você mesmo tem que desativar.

Já se você escolher a opção AGENDADO, o seu iPhone automaticamente ativará o modo Não Perturbe durante o período que você escolher.

Eu por exemplo deixo o Não Perturbe ativado no AGENDADO, das 22h às 07h. Dessa forma, sempre que der 22h, o Não Perturbe será ativado e, quando amanhecer, às 07h, o Não Perturbe será automaticamente desativado.

Pronto! Agora você já saber que o modo Não Perturbe pode ser ativado tanto manualmente quanto de forma automática, durante os horários que você escolher.

Vamos seguir para as configurações seguintes!

Na parte PERMITIR LIGAÇÕES DE, você pode escolher se quer que alguns contatos tenham o poder de desativar o seu modo Não Perturbe. Vamos supor que o seu filho seja um contato FAVORITO e, apesar do seu iPhone entrar em modo Não Perturbe às 22h, você quer que o seu iPhone toque caso ele te ligue às 23h30 ou até durante a madrugada, porque pode acontecer algo que ele precise te ligar urgentemente.

Dessa forma, você vai selecionar a opção PERMITIR LIGAÇÕES DE > Favoritos.

Você pode também escolher para não permitir ligações de ninguém ou então permitir ligações de todas as pessoas que vierem a te ligar.

Prosseguindo nessa mesma tela do Não Perturbe, temos a opção LIGAÇÕES REPETIDAS. Essa opção é extremamente útil porque mesmo que alguém te ligue durante a madrugada e não seja um contato favorito, se essa mesma pessoa te ligar mais de uma vez em menos de três minutos, o seu modo Não Perturbe será desativado e o iPhone começará a tocar, porque ele entenderá que pode ser alguma urgência.

Por fim, no bloco SILENCIAR, você tem mais duas opções. Você pode deixar a opção Sempre ativada, para que o seu iPhone, enquanto estiver com o modo Não Perturbe ativado, sempre silencie todas as notificações, mesmo que você esteja com o iPhone bloqueado, que é quando ele fica com aquela tela preta, em repouso, ou desbloqueado, quando você estiver utilizando como de costume, seja navegando na internet ou nas redes sociais.

Agora que você já conhece o modo Não Perturbe. Aproveite para assistir a dica, onde falo alguns pontos dessa excelente funcionalidade e deixe aqui o seu comentário. Vou adorar saber o que você achou!

E claro, caso queira receber mais dicas sobre o maravilhoso mundo da maçã, cadastre-se na nossa lista VIP.

Por hoje é só e até a próxima!