Gerenciar Senhas Salvas No Safari Do iPhone

Publicado em 07/03/2021 08:18.

Gerenciar senhas salvas e os dois problemas

Gerenciar senhas salvas é algo que muitas pessoas gostariam da fazer, mas, quando toco nesse assunto, sempre surgem dois problemas comuns:

O primeiro é que sempre que falo sobre senhas com alguém, a maioria fala que usa uma mesma para todas as contas.

O segundo motivo é o que justifica o primeiro, ou seja, as pessoas não sabem onde salvar as senhas dos diversos serviços que possuem, por isso que criam uma para tudo.

Pois é, esses são problemas super comuns, só que iremos resvolê-los hoje, com a ajuda do Safari.

OBSERVAÇÃO: O Safari é o aplicativo que você utiliza para navegar na internet. Esse aplicativo já vem instalado em todo modelo de iPhone e de iPad.

Veja todas as suas senhas salvas

Antes de mais nada, saiba que o Safari salva todas as senhas que você usa, ao navegar nos sites pela internet, caso você autorize isso.

Vou explicar!

EXEMPLO: Você acessou o site da GOL para comprar uma passagem, e entrou com o seu login (e-mail) e senha. Após fazer isso, o Safari vai perguntar se você deseja salvar essa senha.

Ao tocar em Salvar, sempre que você acessar novamente esse site, os seus dados (login e senha) já estarão automaticamente preenchidos, para facilitar.

Apesar de aparecer “assustador” em um primeiro momento, não se preocupe porque é tudo seguro e nada vai acontecer com as suas senhas salvas.

Bom, mas vamos para a parte prática agora: Como ver todas as suas senhas salvas no Safari.

Vá em Ajustes > Senhas, que aparecerão todos os sites que possuem senhas salvas no Safari, nessa tela, em ordem alfabética.

Gerenciar senhas salvas.

Assim que você tocar no nome de algum site, vai aparecer o login e a sua senha de acesso.

Dessa forma, você consegue visualizar todas as suas senhas, sem precisar memorizar uma a uma.

EntendendoiPhone Plus

Recomendação de segurança

Muito provavelmente, assim que você chegar nessa tela das senhas (Ajustes > Senhas), algumas Recomendações de Segurança vão aparecer.

Se essas recomendações aparecerem para você, o que eu acredito que vai acontecer, dê uma atenção especial a elas.

Toque na opção Recomendações de Segurança e, com calma e quando puder, altere as senhas desses sites.

Eu falei “com calma e quando puder” porque não será necessário seguir todas essas recomendações da noite para o dia, mas é bom sim que você altere aos poucos, para não correr nenhum risco.

Recomendações de segurança.

Altere as suas senhas

Depois de ver todas as Recomendações de Segurança, você pode se perguntar: Mas e agora, como altero as minhas senhas?

Não existe uma resposta única, porque cada site tem formato e caminhos diferentes para fazer essa alteração, mas uma coisa é certa:

Apesar de óbvio, você precisará entrar com a sua conta, utilizando a senha atual, e depois ir na parte de segurança, ou privacidade, ou minha conta e procurar pela opção “Alterar senha”.

Gerenciar senhas salvas.

OBSERVAÇÃO: Como alterar senha do iCloud.

Caso apareça uma recomendação para você alterar a senha do seu iCloud, siga o passo a passo abaixo que eu acho bem mais prático:

Ajustes > [Seu Nome] > Senha e Segurança > Alterar Senha > digite o código de desbloqueio do seu iPhone e siga com os passos.

Gerenciar senhas salvas - iCloud

Avisos finais

Em suma, você aprendeu aqui como visualiza todas as suas senhas salvas no Safari, e, inclusive, se existe alguma conta sua com a segurança em risco.

Como falei mais acima, não precisa se desesperar, caso apareçam várias Recomendações de Segurança.

Vá alterando aos poucos, com calma e quando puder e quiser, mas não deixe isso para lá, porque essas recomendações não aparecem à toa.

EntendendoiPhone Plus