Será que é DEFEITO? Alcançabilidade e Assistive Touch

Publicado em 01/04/2018 05:00.

Quando eu falo que o iPhone é um aparelho que qualquer pessoa pode utilizar, digo isso porque Apple se preocupa, e muito, com a ACESSIBILIDADE!

Todas as pessoas, independentemente de terem ou não alguma limitação física ou mental, têm que conseguir utilizar o iPhone e o iPad.

Existem recursos para pessoas que têm desde deficiência visual a deficiência auditiva ou problemas de coordenação motora.

Porém, alguns dos recursos quando utilizados por pessoas normais, podem aparentar, em um primeiro momento, como um DEFEITO no iPhone.

Por exemplo: Existe um recurso no iPhone que serve para pessoas que têm dificuldades em tocar na tela ou fazer os comandos com os dedos, que é o ASSISTIVE TOUCH.

O nome é até complicado! Muitas pessoas utilizavam esse recurso na época do iPhone 4, 4s, 5 e do iPhone 5c, porque esses modelos costumavam dar defeito botão de início. Simplesmente entrava sujeira e eles paravam de funcionar.

Hoje em dia isso não acontece mais, porém, muitas pessoas continuam com esse recurso ativado para não “gastar ” o botão de início e aí ficam com essa bolinha translúcida na tela.

Então, se você tem um iPhone mais atual do que esses modelos que falei acima e não tem nenhuma dificuldade em tocar na tela e fazer os comandos com os dedos, se liberte da bolinha translúcida (rsrsrs) e desative esse recurso, para deixar a sua tela “limpa”.

Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch > e desative.

Se você por acaso já se acostumou e não consegue viver mais sem essa bolinha, então aí tudo bem! É você quem decide. Pelo menos agora você sabe para que esse recurso serve.

Agora vamos para o segundo recurso que é o ALCANÇABILIDADE.

Acredito que você já deve até ter ativado esse recurso, mesmo que sem querer, e pensou que o iPhone estava com defeito. Quando a Alcançabilidade é ativada, todos os ícones descem para a metade da tela e isso tem um porquê!

Se você utiliza o iPhone apenas com uma mão, certamente já teve dificuldade em tocar no aplicativo que está lá no canto superior esquerdo ou direito da tela. Se você tiver um iPhone do modelo PLUS então, será impossível, a não ser que você tenha mão de jogador de basquete.

É aí que entra a Alcançabilidade! Os aplicativos que ficam na parte superior da tela descem para o meio da tela, para que você possa alcançá-los com apenas uma mão.

Para ativar a Alcançabilidade você vai em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Alcançabilidade e ativa.

Com esse recurso ativado, para utilizá-lo, se você tiver entre o iPhone 6 e o 8, toque duas vezes no botão de início, levemente e sem pressionar, que os aplicativos vão descer para a metade da tela. Depois pressione uma vez apenas que tudo voltará ao normal.

Já se você tiver um iPhone X, deslize o dedo para baixo, sobre a barrinha que fica lá na parte inferior da tela. Para voltar ao normal, é só deslizar para cima. No vídeo eu explico melhor esse comando.

Se esse recurso não for útil para você, então desative fazendo o mesmo caminho que falei mais acima (Ajustes > Geral > Acessibilidade > Alcançabilidade e desative).

O importante aqui é você saber para que servem esses recursos e não são defeitos, mas sim recursos de acessibilidade, que você pode escolher em deixá-los ativados ou não!

Por hoje é só e até a próxima!