Na semana passada aconteceu algo inusitado com um amigo do meu pai.
Ele veio me dizer que o WhatsApp dele tinha sido “sequestrado” e agora não conseguia mais acessar as conversas, nem ter acesso a nada.
Eu achei isso muito estranho, mas quando fui pesquisar a respeito para ajudá-lo, descobri que existe até uma operação da Polícia Federal para desarticular o grupo de bandidos que estão fazendo isso.
Os bandidos têm acesso ao sistema das operadoras e transferem o número para um chip que eles têm acesso e aí, é só ativar o WhatsApp no telefone que eles têm em mãos.
Agora estão “livres” para agir como se fossem o dono da linha e tirar vantagens disso, pedindo até para as pessoas mais próximas depositarem dinheiro em determinada conta bancária.
Mas tem como evitar que isso aconteça com você.
O WhatsApp tem um recurso de segurança chamado “Verificação em Duas Etapas”.
Para ativarmos o WhatsApp em um aparelho, lembra o que acontece? Você recebe uma mensagem de texto com um código de 06 dígitos e depois é só digitar esse código no WhatsApp que você começará a usar.
Se os bandidos clonaram o seu número, eles conseguem receber essa mensagem e clonar o seu WhatsApp.
É aí que entra a “Verificação em Duas Etapas”. Ou seja, além desse código que será enviado por mensagem de texto, você ou quem quer que seja terá que digitar o código que você vai criar agora, como uma segunda etapa para a sua segurança.
OBSERVAÇÃO 01: Esse código não será solicitado sempre que você for abrir o WhatsApp, mas apenas de tempos em tempos e sempre quando você trocar de aparelho, para evitar justamente que essas fraudes aconteçam.
Vamos então ativar a “Verificação em Duas Etapas”.
Abra o WhatsApp > toque em Ajustes, que fica na parte inferior direita da tela > Conta > Verificação em Duas Etapas e ative.
Feito isso, será solicitado um código de 06 dígitos. Coloque um código que você lembre com facilidade.
OBSERVAÇÃO 02: Evite colocar o código da verificação em duas etapas como “123456”, “654321” ou números repetidos, “000000”.
Depois de definir o código, você vai informar o seu e-mail, para o caso de você querer desativar a Verificação em Duas Etapas algum dia ou, principalmente, para recuperar esse código se você esquecer.
Pronto! Código definido e e-mail informado, a sua “Verificação em Duas Etapas” está ativada e não precisa se preocupar porque o seu WhatsApp não será de hipótese alguma clonado, sequestrado ou o que seja.
Compartilhe essa dica com todos os seus amigos e familiares, inclusive aqueles que não têm iPhone, para que eles possam ativar e evitar que situações nada agradáveis possam acontecer.
Por hoje é só e até a próxima!